Pessoas surdas sempre estiveram presentes no meio social, entretanto com os avanços das políticas de inclusão, especialmente, após a década de 1990, pensar em inclusão deixou de ser sinônimo de inserção. No que se refere aos espaços educativos, Pacheco et. al. (2007, p.15) propõe que “a educação inclusiva tem sido discutida em termos de justiça social, pedagogia, reforma escolar e melhorias nos programas. No que tange a justiça social, ela se relaciona aos valores de igualdade e aceitação”. Deste modo, cabe compreender que para o surdo, a inserção social esteve durante muito tempo pautada na negação de sua identidade surda, buscando que o indivíduo por via da oralização se adaptasse à comunicação dos ouvintes.
O Decreto 5626 de 22 de dezembro de 2005 regulamentou a utilização da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS como recurso legal para surdos e via principal de acesso à direitos fundamentais como assistência à saúde e educação. Deste modo, Almeida org. (2015, p.16) considera que “a língua dos sinais é um artefato cultural carregado de significação social, sendo assim uma das especificidades mais importantes da manifestação e produção da cultura surda”. Assegura-se, deste modo que, a inclusão do surdo só ocorre quando sua língua oficial é considerada, valorizada e difundida.
Objetivo Geral:
Capacitar os participantes com o conhecimento básico da Língua Brasileira da Sinais – LIBRAS para atendimentos em serviços de saúde, educação e afins.
Objetivos específicos:
Curso Libras: 20h
Encontros aos Sábados (05 encontros)
Horário: 08h às 12h
Turma 3 Noções Básicas LIBRAS (Presencial)
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